Ativação da Detecção de Presença do Usuário Final para Mensagens
Olá, pessoal! Hoje eu quero falar sobre um recurso super útil do Zendesk: a detecção de presença do usuário final. Com esse recurso, podemos identificar automaticamente se um usuário ainda está ativo em uma sessão de mensagens, seja no nosso site ou aplicativo móvel. Isso é um grande diferencial para priorizar tickets e focar nos clientes que estão realmente engajados, em vez de perder tempo com conversas abandonadas.
Como Funciona a Detecção de Presença
A presença do usuário final é determinada a partir de sinais específicos, como o fechamento do site ou a desconexão do aplicativo. Aqui estão alguns pontos importantes:
- Requisitos: O recurso precisa estar ativado nas configurações de mensagens e funciona apenas para conversas iniciadas via Web Widget e SDKs móveis.
- Estados de Sessão: Uma sessão é considerada ativa se o usuário respondeu nos últimos 10 minutos ou se o status dele é “online”. Se não, a conversa se torna inativa.
- Impacto no Encaminhamento: Apenas tickets com sessões ativas permanecem na fila, enquanto os inativos são removidos e só podem ser acessados via Views.
Como Ativar
Para ativar esse recurso, siga estas etapas simples:
- Vá até a Central de administração e clique em Canais > Mensagens e redes sociais > Mensagens.
- Clique em Configurações de mensagens e expanda a seção Liberação de capacidade.
- Ative a opção Marcar sessões de mensagens como inativas quando os usuários finais saírem e salve as configurações.
É recomendável ativar primeiro no seu ambiente de sandbox e, em seguida, em períodos de baixo tráfego na conta de produção.
![]()
Esses passos simples podem transformar a maneira como você gerencia a comunicação com seus clientes, tornando sua operação mais eficaz e focada! Estou super empolgado com o potencial desse recurso e quero saber o que vocês acham! Deixem seus comentários e vamos discutir sobre isso AQUI MESMO neste tópico da nossa comunidade.
Ler Guia Oficial Completo: