Eu sei que essa frase parece estranha.
Principalmente porque eu também uso Claude Code, Google Antigravity e Codex OpenAI e considero ferramentas impressionantes que surgiram nos últimos anos.
Mas existe um contexto específico onde eu prefiro o Zendesk AI.
Quando o assunto é criar novas funcionalidades dentro do Zendesk.
Durante muito tempo, equipes de Customer Experience viveram a mesma realidade.
Você identifica uma oportunidade de melhoria.
Desenha a solução.
Documenta o que precisa ser feito.
Abre uma solicitação para TI.
A demanda entra na fila.
Disputa prioridade com dezenas de outros projetos.
E então espera.
Semanas.
Meses.
Às vezes a entrega acontece.
Às vezes não.
E mesmo quando acontece, nem sempre a solução final atende exatamente à necessidade da operação.
O que está mudando agora é que essa dependência está começando a desaparecer.
Com o Zendesk AI App Builder, o próprio time de CX consegue criar aplicações completas dentro do Zendesk apenas conversando com a IA.
E não estou falando de automações simples.
Estou falando de funcionalidades reais.
Recentemente desenvolvi um aplicativo Kanban para gestão de tickets dentro do Zendesk.
Algo muito parecido com a experiência que equipes já conhecem em ferramentas como Jira e Trello.
O aplicativo permite:
• Arrastar e soltar tickets entre colunas
• Atualizar o status real do ticket automaticamente
• Persistir a organização dos cards
• Aplicar filtros por agente e organização
• Realizar buscas rápidas
• Operar totalmente integrado ao Zendesk
O mais interessante não foi o resultado.
Foi a velocidade.
A primeira versão funcional ficou pronta em poucos minutos.
E quando surgiu uma melhoria, não foi necessário abrir uma nova demanda, contratar desenvolvimento ou aguardar uma próxima sprint.
Bastou conversar novamente com a IA.
É justamente nesse ponto que vejo uma diferença importante em relação a ferramentas como Claude Code.
O Claude continua sendo excelente para desenvolvimento.
Mas, no contexto do Zendesk, o App Builder entrega algo extremamente poderoso:
A capacidade de criar aplicações nativas dentro da plataforma sem exigir conhecimento profundo de programação, sem consumir tokens a cada interação e sem exigir licenças adicionais para cada pessoa da equipe participar da construção.
O resultado é que o time de Customer Experience ganha algo que sempre foi escasso: autonomia.
Autonomia para testar ideias.
Autonomia para resolver problemas.
Autonomia para criar soluções sem depender constantemente da disponibilidade do time de tecnologia.
Na prática, estamos assistindo ao surgimento de uma nova geração de profissionais de CX.
Profissionais que não apenas identificam gargalos operacionais.
Mas que também conseguem construir as soluções.
E essa talvez seja uma das transformações mais importantes que a inteligência artificial está trazendo para as operações de atendimento.
Não é apenas uma questão de produtividade.
É uma mudança de poder.
A capacidade de transformar uma ideia em uma solução funcional deixou de ser exclusiva dos times de desenvolvimento.
E isso muda completamente o jogo para Customer Experience.
Pergunta para reflexão:
Se o seu time pudesse criar qualquer melhoria operacional dentro do Zendesk sem depender da fila de TI, qual seria a primeira aplicação que vocês construiriam?